A importância da hidratação eficaz dos pés

A importância da hidratação eficaz dos pés

A pele dos pés é 5 vezes mais grossa que noutras zonas do corpo. Por essa razão, precisa de produtos especializados contendo uma maior concentração de componentes hidratantes.

O conteúdo aquoso confere elasticidade e suavidade à epiderme. Se houver redução no seu conteúdo de lípidos e de Fatores Naturais de Hidratação (FNH), produz-se uma perda de água.
Esta perda de água pode ser causada por fatores externos (temperatura, tipo de calçado…) ou fisiológicos (diabetes, stress…). Como resultado, a pele fica ressequida, áspera e dura e mais vulnerável às infecções.

Para evitar esta desidratação é importante manter os FNH. A uréia é um dos FNH mais importantes.

As calosidades: desidratação localizada provocada por uma pressão excessiva

As calosidades são fragmentos de pele dura e grossa de cor amarelada que produzem dor e sensação de queimadura. Aparecem geralmente na planta do pé e nos rebordos do calcanhar. A causa deste problema é a pressão sobre um ponto concreto do pé ao andar.

 

Cuidados em 3 passos para uns pés impecáveis:

1. Esfoliar
Uma higiene adequada e uma esfoliação regular, deixará a sua pele suave e pronta para que os produtos hidratantes atuem melhor nos seus pés.

Utilize uma lima ou um creme esfoliante para pés duas vezes por semana.

Mergulhe os pés em água salgada ou água com gel.

Seque-os com uma toalha suave, certificando-se de que não fiquem restos de sabonete entre os dedos.

2. Hidratar
A principal causa da desidratação é a perda de água provocada por factores externos (temperatura, tipo de calçado…) ou fisiológicas (stresse…). O resultado da desidratação, pode ser o aparecimento de asperezas, secura e unhas amarelas.

Aplique um creme hidratante para a pele seca do pé depois de cada banho, insistindo nas zonas duras e rugosas (logo que se tenham secado bem os pés).

Em caso de secura extrema, (calosidades, calcanhares gretados, etc.) utilize um creme específico com uma alta concentração de Ureia.

Recomendamos o creme CLINIPÉS (Creme Hidratante para pés) da Demazon, distribuído pela Zitromed em todo o Rio Grande do Sul.

Não exagere no uso de vernizes e acetonas agressivas nas unhas dos pés.

3. Manter
Quando falamos de saúde e estética dos pés, é tão importante tratar como manter. Prevenir problemas futuros é possível com hábitos correctos.

Corte as unhas em linhas recta e seguindo a sua forma natural. Não cortar rente à pele, nem puxar um espigão.

Utilize calçado com um bom amortecimento, que se ajuste ao pé sem apertá-lo em demasia e cujos saltos não ultrapassem os três centímetros.

Evite utilizar o mesmo calçado vários dias seguidos. É necessário arejar os sapatos e escolher meias de fibras naturais para prevenir o mau odor.

Deixe uma resposta