Os Aromas de ambiente e seus benefícios

Os Aromas de ambiente e seus benefícios

Deixar a casa ou o escritório com um cheirinho agradável, quem não gosta? Existem diversas fragrâncias sendo vendidas, umas mais suaves, outras nem tanto, e cada pessoa, com o seu gosto pessoal pode escolher a que melhor se adapta. Mas, além do simples fato de gostar, já pensaram que esses aromas podem influenciar no comportamento de quem convive com elas? A aromaterapia propõe isso, e a escolha do perfume certo pode melhorar as nossas vidas.

Podem escolher um aroma para cada cômodo, para cada situação. Um exemplo bem legal é apostar no aroma de cedro no seu escritório ou loja, se acha que as coisas precisam melhorar. Bergamota no quarto para um sono relaxante. E jasmim na sala, para harmonizar.

A aromaterapia trabalha com os óleos essenciais, que são os óleos concentrados, e são encontrados apenas em farmácias de manipulação e podem, inclusive, ser usados na própria pele. Mas existem também os aromatizadores que vem com a essência em menor quantidade e que são mais comuns de serem encontrados em lojas de decoração.

POR MICHELLE FRANZONI EM


A aromaterapia é uma prática com benefícios que vão muito além da experimentação de novas sensações olfativas. Ela atua como catalisadora de saúde e bem estar, a partir de fragrâncias extraídas dos óleos essenciais de folhas, flores e raízes, nos ambientes em que vivemos. Através da aromatização é possível criar estímulos, promover o relaxamento e o equilíbrio entre a mente e o corpo.

A seguir, conheça os ativos químicos dos principais óleos essenciais:
Os aromas têm que corresponder às características e objetivos que se tem para cada cômodo. Veja, a seguir, algumas dicas de óleos essenciais e seus efeitos em cada ambiente.

Ideais para a sala:

  • Óleo Essencial de Alecrim: estimula a concentração e a memória. Ótimo para quem estuda na sala.
  • Óleo Essencial de Canela: estimulante, aquece o ambiente proporcionando interação entre as pessoas.
  • Óleo Essencial de Eucalipto: favorece a concentração.
  • Óleo Essencial de Mandarina:  propicia o bem-estar e a sensação de alegria.
Modo de usar: Escolha dois dos óleos acima para combinar, pingue de 10 a 15 gotas, no total, em um aromatizador elétrico ou em um rechaud. Aromatize a sala 30 minutos antes de receber visitas ou sempre que achar necessário.

Ideais para quartos:

  • Óleo Essencial de Lavanda: calmante e sedativo, combate a insônia.
  • Óleo Essencial de Manjerona: misturado à Lavanda, é um ótimo relaxante, combate a insônia.
  • Óleo Essencial de Camomila Romana: ótimo relaxante, ajuda a combater a ansiedade, transmite paz.
Modo de usar: pingue em um aromatizador elétrico ou difusor umidificador (que além de espalhar o aroma também ajuda a umidificar o ar em dias de tempo seco) 10 gotas de óleo essencial de Lavanda e Camomila Romana, no total. Outra alternativa é pingar um gota de óleo essencial de Lavanda ou Camomila Romana nas roupas de cama, uma hora antes da criança dormir.

Ideais para a cozinha:

  • Óleo Essencial de Laranja: além de aromatizar com seu cheiro doce estimulando o apetite.
  • Óleo Essencial de Cardamomo: estimula o apetite é refrescante e revitalizante.
  • Óleo Essencial de Citronela: além de revitalizante ajuda a espantar os mosquitos.
  • Óleo Essencial de Cravo: estimulante e revitalizante, quando combinado com o óleo essencial de laranja ou limão é um ótimo repelente de insetos e formigas.
  • Óleo Essencial de Pimenta Negra: estimula o apetite e dá energia nos casos de frustração (caso o assado não dê certo).
Modo de usar: No total, utilize de 10 a 15 gotas de um ou mais óleos em um aromatizador elétrico. Outra opção é usá-los dentro dos armários da cozinha. Em um copo plástico, coloque cinco pedaços de giz (aquele de escrever em lousa de escola) e pingue duas gotas de cada óleo e coloque dentro dos armários. Reaplique os óleos no copo, a cada 10 dias.

Ideais para banheiros:

  • Óleo Essencial de Pinho: antisséptico, desodorizante e desinfetante, o óleo deixa aquele aroma de “banheiro lavado”.
  • Óleo Essencial de Limão: antisséptico e bactericida, deixa o banheiro com um aroma refrescante.
  • Óleo Essencial de Tea Tree: antimicrobiano, desinfetante e antisséptico, o óleo é muito eficaz para acabar com bactérias, fungos e outros germes.
Modo de usar: Em um aromatizador elétrico ou de cerâmica, pingue cinco gotas do óleo essencial escolhido. Se preferir, após lavar o banheiro, em um balde de um litro de água pingue 10 gotas de óleo essencial de Pinho ou Tea Tree. Depois é só passar com um pano a mistura na pia, no vaso sanitário e em todo o chão do banheiro.
Os estímulos provocados pela aromatização de ambientes têm efeitos imediatos, como ajudar a compor a decoração e a criação de atmosferas para cada ambiente de sua casa, combater insetos, fungos e odores indesejados, mas vai muito mais além: atua sobre nosso ânimo, nossa energia física e mental e, por conseguinte, traz benefícios para saúde como um todo. Que tal experimentar, novos ares e sensações em casa?
Produção: Conteúdos Digitais Pinheiro Sereni
Colaboração: Alessandra Mara Juarez Resque
Referências:
BASE DA QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS E AROMATERAPIA – ABORDAGEM TÉCNICA E CIENTÍFICA
ADRIANA NUNES WOLFFENBÜTTEL – Editora Roca
Fonte Base: http://www.pinheirosereni.com.br/blog/detalhe/conheca-os-beneficios-da-aromatizacao-de-ambientes-/5

Deixe uma resposta